Digital Analytics: Análise de performance digital para negócios

Conheça o processo de Digital Analytics orientado à análise de performance digital e saiba como mensurar dados pode impactar positivamente o seu negócio. Confira!

De acordo com a Digital Analytics Association, Digital Analytics consiste na “ciência de análise que utiliza dados para identificar e entender padrões históricos com o objetivo de otimizar performance e prever o futuro”. Prever o futuro pode soar como algo exotérico e mágico, mas no contexto digital isso é totalmente possível.

Com o surgimento de bases de dados cada vez maiores e tecnologias de armazenamento de informações digitais cada vez mais sofisticadas, temos ao nosso alcance uma infinidade de dados e informações que, se bem utilizadas, podem ajudar a entender o comportamento dos consumidores.

Esse processo de mensuração também ajuda a compreender como seu negócio está “performando” nos diversos canais digitais em que está presente. A partir daí é possível estabelecer estratégias de otimização e, porque não, de inovação perante a concorrência.

Digital Analytics: Como evoluir em performance digital?

Para que você possa começar a colocar aplicar rotinas de Digital Analytics visando otimização de performance digital na sua empresa descrevemos o passo-a-passo do processo em seis etapas:

1 – Conhecer seu próprio negócio

Antes de começar a pensar em mensurar e avaliar dados de performance digital é fundamental que você conheça profundamente o seu próprio negócio e o ambiente de concorrência no qual está inserido. Para começar, faça uma imersão na realidade de sua empresa considerando o contexto da web: entenda seu posicionamento nos canais digitais, conheça seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência.

2- Entender os objetivos e avaliar ferramentas de análise de dados

Em seguida, identifique quais são os objetivos da mensuração e análise de dados digitais para o seu negócio: o que você deseja medir e por que essa informação é importante? Tendo essas questões respondidas parte-se para as definições de “como fazer”, ou seja, que ferramentas de análise de dados utilizar? Nessa lista você encontra as principais ferramentas de digital analytics disponíveis no mercado atualmente.

3- Definir indicadores de performance

Indicadores de performance – comumente denominados KPI’s pelos analistas e consultores de marketing digital – servem como parâmetros de avaliação de seu desempenho na web. Se o negócio é um e-commerce, por exemplo, os principais indicadores de performance considerados costumam ser vendas, a receita e o ROI (return on investment, em português, retorno sobre investimento).

4- Implementar as ferramentas de análise de dados

Executar a implementação das ferramentas de análise de dados selecionadas é um passo importante para o Digital Analytics, principalmente para colher dados de websites e aplicativos. Você deverá contar com o apoio de sua equipe de T.I. nesse processo. Redes sociais como Facebook e Twitter fornecem dados gratuitamente em suas próprias plataformas (Facebook Insights e Twitter Analytics).

5- Coletar e analisar

A partir da fase de implementação, as plataformas começam a coletar os dados. Após obter um período significativo de informações coletadas (em geral, no mínimo um mês), já pode-se extrair os dados e organizá-los em relatórios para melhor visualização e entendimento das informações. Tendo as informações organizadas nos relatórios, é hora de analisar os dados, a parte mais importante do processo.

A partir de análises consistentes e bem construídas é possível transformar dados em insights acionáveis que resultarão em otimizações. Por exemplo, se você identifica um tempo médio muito alto na página de formulário de compra de seu site e baixo número de envios, isso pode significar que o formulário possui muitos campos de preenchimento, desestimulando o usuário a preencher até o final e concluir o envio.

6- Otimizar!

Já com dados interpretados na mão, você pode realizar modificações com o objetivo de melhorar o desempenho de seus canais digitais. A partir do insight exemplificado na etapa de coleta e análise você pode, por exemplo, reduzir o número de campos de preenchimento do seu formulário de compra e observar se o volume de envios aumentará. Se a resposta for sim, você acabou de realizar uma otimização baseada em dados!

Caso deseje o acompanhamento de um consultor de marketing digital para auxiliá-lo nessa jornada, conheça nossos serviços. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!

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