O que é mídia de performance?

Todo empreendedor almeja crescer de forma sustentável, ter total controle sobre onde seu dinheiro é investido e o retorno que ele traz para o seu negócio. E para este fim surge a mídia de performance. Você sabe o que é mídia de performance e como aplicar em seu negócio? Conheça este conceito em nosso artigo e descubra como aumentar a performance das suas campanhas online!

O que é mídia de performance?

Mídia de performance refere-se aos canais pagos, com o objetivo de atingir uma meta específica de um negócio, seja ela conhecimento de marca, geração de leads ou vendas. A principal vantagem do uso da estratégia de mídia de perfomance é a possibilidade de mensuração precisa do caminho de conversão do cliente e dos resultados obtidos. Este tipo de mensuração não é possível nas mídias de massa, onde os números entregues não são necessariamente relacionados com as vendas ou leads obtidos.

Ao analisar dados pré-clique (impressões, número de cliques, etc) e pós-clique (aquisição – formulários enviados, downloads, receita, número de transações, etc), é possível avaliar o sucesso das ações, bem como traçar novas estratégias de investimento da verba, dependendo do objetivo específico de cada campanha. Assim, o aproveitamento do investimento é sempre máximo, independentemente do tamanho do seu negócio. Os resultados obtidos, consequentemente, serão relacionados ao valor investido.

Estratégias e ferramentas de mídia de performance

As estratégias de mídia de performance mais comuns são: anúncios na rede de pesquisa e display do Google, social ads e remarketing. Já a ferramenta mais comum para a execução de campanhas de performance é o Google AdWords. Para cada estágio do negócio e etapa de compra do cliente existe um canal adequado e KPIs específicos para avaliar a performance de cada ação.

Parece complicado, mas a chave para o sucesso é acompanhar de perto todas as estratégias e estar pronto para agir sempre que for necessário. Entretanto, é sempre bom contar com a experiência de um analista de mídia para tomar a decisão mais adequada e ter o melhor aproveitamento da sua verba.

Por exemplo, você possui uma marca nova, que está entrando no mercado, e pretende divulgá-la na web. Seu público-alvo ainda não está exatamente definido, mas já existem públicos potenciais. Diferentes estratégias serão adotadas para atingi-los e posteriormente serão analisados os primeiros resultados. A partir disso será possível identificar oportunidades dentro dos diversos segmentos e as estratégias são redesenhadas para aprimorar a performance.

Durante a tomada de decisão quanto ao tipo de mídia de performance que será escolhida e o valor a ser investido, é importante levar em conta duas questões fundamentais: o tempo que um cliente potencial leva até converter em um site e o conhecimento que o público possui sobre a sua marca e seu produto.

O tempo de conversão

Sabemos que haverá um envolvimento muito maior para alguém comprar uma televisão 84” do que para comprar uma blusa básica branca. As etapas anteriores ao momento da compra serão muito maiores para a TV. Assim, é comum uma marca adotar estratégias para estar presente com mais força no momento de avaliação das alternativas disponíveis até o momento de compra efetivamente. Por outro lado, existem produtos que exigem que seja gerada uma demanda para que ocorra a compra, ou seja, o cliente precisa de um “empurrãozinho” para reconhecer a necessidade de consumir tal produto, e existem estratégias específicas para isso.

Ao mesmo tempo existem estratégias para deixar a sua marca presente no momento que o cliente já está decidido em adquirir o produto. Estas são fundamentais para que a sua marca tenha uma presença online eficaz.

Vale questionar: o produto que você está vendendo necessita de um alto ou baixo envolvimento durante a tomada de decisão de compra? É de alto valor ou não? É sazonal? Estas e outras perguntas ajudam a definir a importância de cada etapa do processo de compra e auxiliam no tempo gasto para um potencial cliente reconhecer a necessidade de adquirir tal produto e comprá-lo.

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Qual é o conhecimento do público sobre a sua marca?

Devemos ter em mente que marcas novas, e pouco conhecidas no mercado, poderão necessitar de investimentos em estratégias diferentes daquelas marcas que já são conhecidas no mercado. Muitas vezes, os esforços realizados em mídia são fundamentais para que a marca obtenha sucesso a médio e longo prazo, e não só de forma imediata.

Marcas entrantes necessitarão uma carga extra de esforços para branding e os KPIs de performance serão, por exemplo, acessos ao site e taxa de cliques.

Quando o objetivo da marca é gerar mais receita, o ROI será a métrica principal, aliado a indicadores como taxa de conversões e ticket médio das transações. Se o objetivo for obter mais leads para o site, a taxa de conversão somada ao custo por aquisição do lead serão os principais indicadores de performance.

Vale ter em mente que cada estratégia visa um objetivo diferente e por mais que algumas ações tragam resultados imediatos, outras serão cruciais para a manutenção da marca ao longo do tempo. Por isso, a combinação de diversas estratégias dentro do orçamento da campanha é essencial.

Conclusão

Nesse universo infinito que é o digital, ganha quem consegue estar presente para as pessoas certas, e o que funciona para um anunciante não irá necessariamente funcionar para outro. A regra é simples: comunicação clara + segmentação assertiva + escolha do canal correto + investimento na medida. A aplicação desse processo exige um trabalho minucioso, com foco em pesquisa e muito conhecimento.

Para ter sucesso em suas estratégias de mídia de performance, conte comigo e a Global AD em todas as etapas do trabalho! Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário logo abaixo! 😉

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