Wikipedia e os segredos para estar no topo das buscas no Google

Wikipedia ocupa a 6ª posição na lista do Alexa dos sites mais visitados do mundo (atrás do Facebook, Google, Youtube, Yahoo! e Baidu). Curiosos sobre essa popularidade, resolvemos buscar compreender o posicionamento da Wikipedia no Google e relacionar com o trabalho de SEO. Investigamos fontes internacionais e realizamos nossa pesquisa para descobrir como a Wikipedia está posicionada em buscas no Google.

Wikipedia: no topo do Google

A empresa britânica Intelligent Positioning conduziu em 2012 uma pesquisa no Google UK utilizando mil substantivos aleatórios e vendo em que posição da SERP a Wikipedia aparecia para cada uma deles. Os resultados mostraram que, para 99% das palavras, a Wikipedia aparecia na primeira página de resultados – 96% das vezes entre os 5 primeiros resultados e 56% em primeiro lugar.

Como a pesquisa foi feita usando somente termos com uma palavra, todos substantivos (veja a lista completa de palavras pesquisadas), os resultados se mostraram muito favoráveis à Wikipedia, já que definir substantivos é o forte das enciclopédias. Resolvemos realizar nossa própria pesquisa na Global AD, com as palavras mais pesquisadas no Google em diversas categorias para ver se o resultado seria semelhante.

Wikipedia nas pesquisas do Brasil

Analisamos 150 termos, que apareceram como os 10 termos mais pesquisados no Google em 2012 em diversas categorias. Na pesquisa da Global AD, apenas 47% dos termos apresentaram a Wikipedia nas top 5 posições no Google BR, menos da metade da pesquisa realizada no Reino Unido. 75% das vezes a Wikipedia apareceu na primeira página de resultados do Google BR, em comparação aos 99% da outra pesquisa.

Algumas observações:

– Em nossa pesquisa, buscamos alguns termos que possuem site oficial e páginas em redes sociais (como músicos, programas de TV e marcas), que disputam posições nas SERPs com a Wikipedia. A pesquisa do Reino Unido foi com base em substantivos (como umidade, tigre, literatura), que permitem resultados com a definição do que é aquele substantivo, que é o que a Wikipedia faz de melhor.

– Para os todos os termos pesquisados na categoria “O que é …”, a Wikipedia aparece na primeira página da pesquisa no Google BR, 70% das vezes em primeiro lugar.

– Na categoria “Eventos de 2012” a Wikipedia também está na primeira página para todos os termos, 80% das vezes entre as 3 primeiras posições.

– A Wikipedia está entre as 3 primeiras posições do resultado de busca para todos os termos mais buscados da categoria “Destino de viagem”.

Otimização para o Google

Por que a Wikipedia tem um posicionamento tão qualificado nas pesquisas do Google? Ela reúne várias características que o trabalho de SEO prioriza:

– Conteúdo único e aprofundado
A Wikipedia tem todo o seu conteúdo criado por usuários engajados, que escrevem focados em detalhes.

– Páginas com foco em termos-chave
Cada página é escrita sobre um termo de pesquisa e, por ser uma página forte, tem tendência a ser bem rankeada tanto para esses termos-chave quanto para termos cauda longa.

– Autoridade do domínio forte
A Wikipedia tem 100 de 100 em autoridade de domínio, ou seja, o seu domínio possui a quantia máxima de autoridade, independente do valor de suas páginas individuais.

– Backlinks
A página consegue quantidades enormes de backlinks de forma espontânea e, muitas vezes, de sites importantes.

– Estrutura de linkagem interna
A Wikipedia faz um ótimo trabalho ao linkar páginas internas com textos âncora relevantes e direcionando para páginas com conteúdo consistentes.

CTR alto
A taxa de cliques nas páginas da Wikipedia é alta, porque é um site com alta popularidade, e as pessoas já sabem que tipo de conteúdo devem encontrar nele.

Controvérsia

Existe um pequeno “porém” nesta relação entre estratégias de otimização e posicionamento da Wikipedia. A pesquisa do Intelligent Positioning mostra que palavras como “air” (ar) têm a página de desambiguação da Wikipedia em posições muito altas (Air está atualmente em 2º lugar). Por ser uma página com pouco conteúdo e que provavelmente não recebe backlinks, como posiciona tão bem? Será que existe algum tratamento preferencial do Google para a Wikipedia? Qual a sua opinião?

Agência Digital Especialista Marketing B2B